As 25 histórias mais ocultadas nos EUA em 2006A Internet está em perigo, mas não existe nenhum debate sobre o futuro. As mega-companhias de cabo como AT&T, Comcast, e Verizon estão apoderando-se da rede mediante leis e sentenças judiciais com o fim de que se perca o caráter democrático, e querem oferecer, em troca, um duplo serviço: um caro e rápido, de alta tecnologia para a classe média e ricos, e outro de segunda classe para os pobres, porém com intervenção corporativa nos conteúdos.
Não estranhe de não ter ouvido sobre o assunto, pois este é um dos temas do Projeto Censurado, versão 2007, que está na sua edição Nº 30. As mais importantes histórias jornalísticas ocultadas ao público durante o ano de 2006, acabam de ser publicadas na edição anual do Projeto Censurado 2007, com 25 temas "top" que foram ignorados pela imprensa corporativa dos EUA, como por exemplo, os noticiários de televisão da Fox News, ABC, CBS, e CNN, e os grandes periódicos como The New York Times, e The Washington Post, entre outros. A "big media" estadounidense, e em geral, toda a indústria da informação do chamado mundo ocidental, está controlada por menos de meia dúzia de corporações.
O Projeto Censurado nasceu em 1976, quando o acadêmico Carl Jensen, da Universidade Sonoma State de California, decidiu investigar com os seus alunos e alguns colegas quais são as matérias que a imprensa ocultava a cada ano entre tudo o que ocorria nos EUA, não somente em volta do escândalo "Watergate". Alguns temas presentes no projeto Censurado 2007 são: "Aumentam a fome e o desamparo nos EUA"; "Torturadores dos EUA matam no Afeganistão e Iraque"; "A destruição da Floresta Amazônica é pior e para sempre"; "Confirmam periculosidade dos alimentos geneticamente modificados"; "O Banco Mundial financia o muro Israel-Palestina" e outros.
[Links:]
Site do Projeto Censurado
lipão/fê escreveu às
10:14:00 PM -