Um comentário do Fe num post meu, me fez pensar numa coisa.
Se Deus é uma psicose coletiva, o que seria da nossa mente sem essa psicose?
Bom, eu vejo duas respostas:
1) Que se não acreditassemos num ser superior, nossas mentes perderiam o equilibrio. Precisamos de algo intocável e da própria fé para existirmos. Uma religião não é apenas uma crença e sim faz parte dos principios de uma vida. Como seria uma humanindade vivendo somente daquilo que é real, que aparece nos olhos, que ouvimos? Acho dificil uma humanindade acreditar apenas naquilo que os 5 sentidos nos permintem saber por nós próprios, uma vez que sabemos que existem sons que não ouvimos, cores que não vemos, sabores que não sentimos, (até o próprio ar que sentimos mas nao vemos, mas sabemos que está ali)
Uma realidade existente incontestavel e que infelizmente abre um leque de suposições e hipoteses.
2) Baseando-se no ultimo livro que li(12º Planeta - Zecharia Sitchin, 1977), ele defende que o ser humano só existe graças a uma colonizaçao extraterrestre, de seres mto parecidos com a gente que nos criou a sua imagem e semelhança. Eles encontraram a Terra a mais de 100.000 anos atraz para extrair mineiros (colonização) e por volta do ano 2500ac foram embora deixando uma populaçao de seres humanos desenvolvidos. A historia é em longa, mas o que me faz acreditar nessa teoria é a origem das religiões, dos Deuses e da crença de que os Deuses vivem no céu. São vários signos que se encaixam com o que foi estudado (estudando os cilindros do povo sumério, primeiro povo organizado a habitar a terra) nessa teoria.
Uma nova releitura dessas barras/cilindros deu uma explicação muito mais recheada de detalhes e significados do que aquela feita milhões de vezes.
Acredito que se vc quer da uma explicaçao para Deus, vc deve primeiro entender o que era Deus para os sumérios. Estudar a origem do ser humano nos tráz muitas respostas. Mas para isso é preciso deixar a mente livre dos signos que nos infestam hoje em dia. entender uma realidade diferente da nossa é mto dificil, mas muito saborosa.
E às favas Freud com essa Teoria da psicose coletiva, ele que era neurótico. É mais fácil acreditar que todo mundo é louco do que acreditar nos fatos documentados. A mente seleciona aquilo que a gente quer entender, e não a realidade nua e crua, extremamente fisica.
Moka escreveu às
1:29:00 PM -