A psicologia humanista ou existencial passa vem e se preocupa com uma série de fenômenos humanos que segundo eles, tem sido negligenciados por outras abordagens da psicologia. Os postulados básicos da psicologia humanista são:
1) O homem, como homem, suplanta a soma de suas partes. Quando se fala de homem no pensamento humanista, a intenção é de se caracterizar uma pessoa em vez de um organismo. O s humanistas de preocupam com o homem, com que é mais humano dele, ou para dizer de outra maneira, com o que mais o distingui como uma espécie única.
Esse postulado afirma a posição chave, na qual o homem deve ser reconhecido como algo diferente de um produto cumulativo de diversas funções parciais
2) O homem tem sua existência em um contexto humano. O homem é representado através da sua existência sempre em relação com seus semelhantes. Ela se preocupa com o homem no seu potencial interpessoal.
3)O homem está ciente, o foco incide pelo o conhecimento do homem. A consciência é postulada para ser um continuo e em muitos níveis. Através dessa visão podemos reconhecer os aspectos da experiência humana não são igualmente disponíveis , mas que seja qual for o " "grau" da consciência, o conhecimento é uma parte essencial da sua existência.
Também se leva a inconsciência como um nível de conhecimento onde não ocorre uma percepção direta.
4) O homem tem uma escolha. A escolha é um dado da experiência. Enquanto o homem está consciente, ele percebe que suas escolhas são importantes no fluxo do seu conhecimento e que não é um espectador mas um participante da experiência
5) O homem é intencional. O homem em suas escolhas demonstra sua intenção. Isto não significa luta mas orientação. O homem intencional tendo objetivo, avaliando, criando e reconhecendo a intenção. Afirma-se que intencionalidade do homem é a base na qual ele constrói sua identidade.
continua.... falarei de como pensar a arte, principalmente a música por esse foco
( qual quer dúvida, pergunte!)
lipão/fê escreveu às
11:51:00 AM -