Ressonancia do cristianismo
Pensando nos comentários e opniões que foram postos na disscussão me veio a frase na cabeça:
"somos bons apenas mediante a piedade": é preciso então que haja alguma piedade em todo nossos sentimentos. Ter compaixão pelos mais necessitados e essas coisas de misericórdia...
Da onde vem em porra?!! Aahhh são os resíduos de disposição de espirito cristãs, quando gradualmente retrocedia a crença fundamental bastante oposta, estritamente egoísta, no "uma só´ coisa é necessária", na absoluta importância da salvação pessoal, juntamente com os dogmas em que se baseava, e assim foi empurrada para primeiro plano a crença secundária no " amor, " no amor ao próximo, em sintonia com a enorme prática da misericórdia eclesiástica.
O problema é que essa idéia permanece viva e fundamenta nossa maldita sociedade das mais finas as mais grosseiras formas. Na Revolução Francesa, e em todos os sistemas socialistas puseram-se, como que automaticamente no solo comum dessas doutrinas. Talvez não haja hoje, preconceito que se acredite mais do que este: de que se sabe o que realmente constitui a coisa moral ( hoje talvez já chamada de ética). Hoje o lance é dizer que a sociedade está em vias de adequar o indivíduo às necessidades gerais e que a felicidade e ao mesmo tempo o sacrifício do indivíduo está em sentir-se um membro util e um instrumento do todo. É verdade! As instituições de saúde social trabalham baseadas nesta crença, e não só elas.
lipão/fê escreveu às
9:23:00 AM -