A cerca do Ritornelo
O ritornelo é um termo musical, um símbolo que determina na partitura que vc deve voltar ao início ou algum lugar no gráfico da música. Deleuze & Gattarri usa esse termo para cartografar os fluxos que segundo eles têm três movimentos: territorialização, reterritorialização e desterritorialização. Estes três movimentos na vida, em qualquer aspecto dela é o Ritornelo.
Eu resolvi dividir para esses termos para podermos discutir, embora não devemos ver esses movimentos separados um do outro, eles podem acontecer ao mesmo tempo.
Cartografando o território
Territorialização é quando determinamos um espaço para a existência. Esses espaços é um ponto escolhido no meio do caos. Perceba que esse território pode ser espaço territoriais de várias proporções. Ao falar de caos estou falando de fluxos da vida, todos acontecimentos possíveis que nunca permanecem em um único estado por muito tempo. A territorialização é a determinação momentânea de um centro. Então as forças do caos são mantidas no exterior tanto quanto possíveis, e o espaço interior protege as forças germinativas de uma tarefa a ser cumprida
Ex; uma criança cantarola para arregimentar em si as forças do trabalho escolar a ser feito. Uma dona de casa cantarola, ou liga o rádio, ao mesmo tempo que erige as forças anti caos de seus afazeres. Os aparelhos de rádio funcionam como muros sonoros para cada lar, assim como a tv e o computador.
Obras sublimes como a fundação de uma cidade ou a criação de um Golem são territorializações
Traça-se um circulo, mas sobre tudo anda-se em torno do circulo, como uma roda de criança, e combina-se consoantes e vogais ritmadas que correspondem as forças interiores das crianças, como as partes diferenciadas de um organismo. Um erro na velocidade, de ritmo ou de harmonia será catastrófico, pois pode destruir o criador e a criação, trazendo de volta as forças do caos (o único viés para a singularização.)
lipão/fê escreveu às
12:01:00 PM -